Quadro #1

09/12/15 — Leave a comment

A televisão vociferava ao lado da lareira morta. Os raios de luz invernosa, filtrados do frio pelo duplo vidro, coloriam a sala de quente, a começar pelos tapetes convidativos a pés descalços, e acabar nos sofás achagados em mantas.

A mesa permanecia por levantar, adormecida desde a véspera com os restos de peru, apontamentos de vinho, e uma população de pinhões perdidos sobre os padrões de vermelho. Muitos teriam caído para o chão, mas desses só reza a lenda, visto que um aspirador canino – agora deitado aos pés da dona – se encarregou de os erradicar. O pinheiro reluzia, com as suas tradicionais luzinhas chinesas. Não seria este o cenário natalício perfeito, se faltasse o braço carinhoso do pai de família sobre a filha, sob mais um cobertor, este por sua vez sobre o sofá que ofereceram num casamento emoldurado. Todos de olhos fechados, pai e mãe, filha e cão, não prestavam atenção a mais um daqueles clássicos filmes que importunam horas de anúncios com a sua narrativa.

Não fará parte do quadro familiar e enternecedor, supomos, o estremecer de paredes que se seguiu ao terceiro bloco de publicidade. Quadros não figurativos quase se desprenderam de pregos figurativos, um livro pretensioso tombou na estante, e as pancadas continuaram. Gritos também se espalharam pelo espaço, esses um pouco mais indiferentes aos objectos. Por fim, eis que a porta de entrada da casa voa de encontro à almofada de casacos do bengaleiro, mas quem entrou não foi o Pai Natal.

Posso estar enganado, mas esse não tem por costume levar um machado e entrar por arrombamento. Nem aquela máscara estranha. Não traria ajudantes, e uma multidão de familiares e vizinhos na retaguarda. Fora de questão igualmente está entrar pela sala adentro sem convite e encontrar nesta quatro vítimas. Verificar-lhes os sinais vitais. E dizer ao seu estupefacto chefe, lutando lágrimas de frustração, que já não há nada a fazer.

Advertisements

No Comments

Be the first to start the conversation!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s